Vá De Ônibus

Vá De Ônibus
VÁ DE ÔNIBUS (Pesquise como Chegar de Ônibus em Qualquer Lugar Dentro do Estado do Rio de Janeiro)

Desenhos Exclusivos do Ponto de Ônibus Online!

Desenhos Exclusivos do Ponto de Ônibus Online!
Sempre uma nova publicação...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ponto de Ônibus Online Informa: Mudanças nas Linhas 613 e 810A

As linhas 613 (Rio Centro x Del Castilho) e 810A (BRT Curicica x BRT Pontal) foram esticadas, numa atitude que vem contrária a lógica da prefeitura ultimamente, de encurtar as linhas de ônibus.
O prolongamento da Linha 613, que passa a ir até Vargem Grande, pode ser justificado pelo encurtamento da Antiga Linha 382-Piabas X Carioca atual (Integrada 9- Piabas X Rio Sul), que não vai mais até o Centro, somente até Botafogo, e que deixou a população sem opção direta para o Centro, com opções muito demoradas para fazer a baldeação. Com a Linha 613, haverá a possibilidade de se deslocar até a estação de metrô de Del Castilho (apesar de não ter integração tarifária) - (ônibus+BRT+Trem).
Esta possibilidade poderia ser ainda mais favorável se houvesse o retorno da linha 347- Piabas X Castelo (ou Candelária) que ia pela Linha Amarela, linha que teve vida curta, mas que era a opção mais rápida entre Vargem Grande e o Centro ou o prolongamento do Itinerário da Linha 352- Candelária X Rio Centro (Via-Linha Amarela) para 352- Vargem Grande X Candelária (Via- Linha Amarela).
Já a mudança na Linha 810A- BRT Curicica X BRT Pontal (Via- Vargem Grande) para: 810A- BRT Taquara X BRT Pontal (Via- BRTs Merck-Sta Efigênia & Curicica/Rio Centro/Vargem Grande) é justificada é pelo óbvio: a Estação do BRT de Curicica não é uma estação Expressa do BRT (o que caracteriza em um grande erro do projeto) e como a Integração nesta Estação é muito ruim por ser uma Estação muito pequena e com uma grande demanda de passageiros. A Estação do BRT de Curicica faz uma conexão com uma grande quantidade de Linhas de Ônibus para realizar certos caminhos  feitos pelas Antigas Linhas abaixo cujo os seus destinos são: o Parque Olímpico, o Rio Centro, a Cidade do Rock, Projac (Rede Globo), RecNov (Rede Record) e as Praias do Recreio.

Vejam agora como ficaram os Itinerários das Linhas 613 e 810A prolongados:

613- Del Castilho X Vargem Grande (Via- Metrô Del Castilho/Shop. Niva América/Linha Amarela (Via Expressa)/Vila do Pan/Shop. Metropolitano/Rio 2/Parque Olímpico/Rio Centro/Conjunto Cesar Maia/Vargem Pequena/RecNov (Rede Record)/Vargem Grande)

810A- Taquara X BRT Pontal (Via- Largo da Taquara (Centro Comercial da Taquara)/Terminal de Integração com o BRT Taquara)/Estações BRT Transcarioca: Taquara, André Rocha, Merck, Santa Efigênia, Divina Providência, Recanto das Palmeirais, Vila  Sapê - IV Centenário, Arroio Pavuna, Praça do Bandolim & Curicica/Projac/Rio Centro/Conjunto César Maia/Vargem Pequena/RecNov/Vargem Grande/Grota Funda/BRT Transoeste [Estação Pontal])

Vejam agora as Antigas Linhas que passavam pelo Camorim (Rio Centro) e Vargem Grande e as suas novas versões, todas se transformaram em Linhas Alimentadoras do BRT Transcarioca que partem da Praça do Bandolim e passam pelas Estações do BRT Praça do Bandolim e de Curicica:

Antiga Linha736-Cascadura X Rio Centro-BRT Salvador Allende (Via- Rio 2)

*Hoje Linha 931A- BRT Curicica X Receio-BRT Salvador Allende (Via- Rio 2/Parque Olímpico/Rio Centro/Av. Salvador Allende

Antiga Linha 747-Vargem Grande X Madureira (Via- Cascadura)

*Hoje 810A- BRT Curicica X BRT Pontal (Via- Projac/Rio Centro/RecNov/Vargem Grande/Grota Funda);

*Hoje SP810A- Cesar Maia X BRT Curicica (Via- Rio Centro/Projac) (Serviço Parcial)

 Antiga Linha 749- Cascadura X Recreio-Terreirão (Via- Vargem Grande/Piabas/Pontal)

*Hoje 809A-BRT Curicica X Recreio-Terreirão (Via- Projac/Rio Centro/RecNov/Vargem Grande/Grota Funda/Piabas/Pontal);

 Antiga Linha 758- Cascadura X Recreio com as suas Linhas Variantes 758(Via- Salvador Allende) e 758(Via- Benvindo de Novaes)

*Hoje 954A- BRT Curicica X Recreio-Terreirão (Via- Projac/Rio Centro/Conjunto Cesar Maia/Benvindo de Novaes/Praia do Recreio)

*Hoje 959A- BRT BRT Curicica X Recreio-Terreirão (Via- Projac/Rio Centro/Av. Salvador Allende/Praia do Recreio)

A Linha 810A agora, passa a
fazer a Integração na Estação do BRT Taquara com um ponto final circular no novo Terminal da Taquara bem ao lada da Estação. Além da Estação do BRT da Taquara ser uma Estação Expressa, a Linha 810A ai vai passar por uma outra Estação Expressa, a Santa Efigênia. Provavelmente, por uma questão de retorno e de facilidade de estacionamento, a linha que antes tinha uma Linha de Serviço Parcial (Especial) pela manhã até as Estações Merck e Santa Efigênia a SP810A- Merck X BRT Pontal (Via- Vargem Grande) foi deslocada para a Taquara, e agora em uma versão Integral circulando 24 por dia, como benefício extra, vai permitir os passageiros irem até uma área de muitos atrativos com o comércio da Taquara sem fazer baldeação, em especial, sem precisar encarar o BRT lotado a partir da Estação de Curicica.
Essa mudança é a primeira vez que a Secretaria de Transportes cede para aumentar o percurso de uma Linha Alimentadora, o que pode abrir precedentes para aumentar o trajeto de outras linhas alimentadoras que só ficam vazias (766A, 690A, 912A) e que podiam ser melhor aproveitadas, além das outras linhas que fazem integração em estações Parador (809A, 931A, 964A, 959A); a Linha 931A como passa pelo Parque Olímpico um dos principais palcos das Competições Olímpicas, bem que poderia sair da Taquara ao invés de sair de Curicica. Algo similar só aconteceu com então com a antiga linha 332- Castelo X Taquara que através da pressão de moradores do Rio Centro e do Camorim e  da imprensa, teve uma variante mantida até o Projac (a princípio, a antiga linha 332, foi encurtada só iria até a Alvorada) hoje é a atual Integrada 1- Alvorada X Rio Sul e deu origem a Linha LECD10- Projac X Rio Sul hoje um possível rabicho da Integrada 1.
Não ficou claro se todos os ônibus  da Linha 613 vão passar a irem até Vargem Grande ou só alguns carros, no estilo de Serviço Variante (SV613) já que o Riocentro já possui uma demanda bem significativa. O ideal seria a volta da linha 347 Piabas x Castelo (Via- Vargem Grande/Rio Centro/Rio 2/Linha Amarela) mas, isso seria muito improvável.


Mérito ao autor:
65% desse texto pertence ao Blog Diário do Transporte Coletivo - RJ

35% desse texto foi reutilizado reelaborado por Robson de Souza do Blog Ponto de Ônibus Online veja o Texto na integra também pelo Blog O Diário do Transporte Coletivo - RJ (https://diariodotransportecoletivo.wordpress.com/tag/810-taquara/)

4 comentários:

  1. Vc saberia me informar se esse 613 irá passar perto do Rio Water Planet?

    ResponderExcluir
  2. O 810 passa em frente ao recreio shopping e vai direto para o projac

    ResponderExcluir
  3. Qual primeiro horario do SV613 (Nova America x Vargem Grande), saindo do shopping, nos dias de semana, fim de semana e nos feriados?

    ResponderExcluir
  4. Lamento o transporte público que não leva ninguém a lugar nenhum, ex. quero ir ao Barra Shopping saindo de perto do conjunto Cézar Maia ou passar pelo condomínio Barra sul ou ir para o Centro da cidade. Não tem ônibus direto e acaba ficando cara e demorado, Por que não deixaram como era, pelo menos era mais fácil o deslocamento para muitos lugares.

    ResponderExcluir

Ponto de Ônibus Online - Cartão de Visitas - Não deixe de ver o Arquivo do Blog

Ponto de Ônibus Online - Cartão de Visitas - Não deixe de ver o Arquivo do Blog
Sempre Atualizado pra Você com Postagens e Edições Especiais aguardem ...Obrigado pela Visita e Volte Sempre !!!... A Busologia não pode parar !!!...